Programação

DIA 25/10 (quarta-feira)

LOCAL: Auditório José Rolemberg Leite /Campus I

18h às 18h30: Credenciamento
18h40: Abertura Oficial
Prêmio História e Memória da Faculdade Pio Décimo
19h: Apresentação Artística:
Contação de Histórias Coraci Schueler
20h: Conferência de abertura
Tema: As múltiplas faces da infância: pedagogias, políticas e cultura Profa. Dra. Silva Helena Cruz (Universidade Federal do Ceará)
21h30 Coffee Break

 

DIA 26/10 (quinta-feira)

Local: Salas de aula do Curso de Pedagogia (1º andar)

OFICINAS

1.TEMA: LER E CONTAR

Ministrante: Coracy Schueler
Eixo: Infância e Identidade
1º Momento - Preparação para a contação da história: Música ou dinâmica coletiva.
2º Momento - A história propriamente dita / Leitor oral / Narrador oral /
3º Momento - Conte do seu jeito utilizando o corpo, voz emoção objetivando exercitar a criação oral de histórias.
4º Momento - (Asa Branca Pandeiro). O desenho: espaço para a expressão artística.
Número de participantes: 20

 

2.TEMA: INFÂNCIA, TRABALHO E SOCIEDADE: UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO

Ministrante r: Profº Drº Mesalas Santos
Eixo:
Infância e Identidade

Objetivos: proporcionar aos participantes da oficina as recentes discussões acerca da Infância no mundo do trabalho relacionando a questões de gênero, classe e raça e, consequentemente, apontar possibilidades para construção de uma educação como ferramenta de desconstrução destas questões.

Referencial Teórico:
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Paz e Terra, 2014.
WANDERLEY, Luís E. Educar Para Transformar. Petrópolis, Vozes, 1984.
ANTUNES, Ricardo; ALVES, Giovanni. As mutações do mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Educação e Sociedade, v. 25, nº 87. Campinas: 2004. p.335-351. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v25n87/21460.pdf. Acesso em: 18 jan.2012.
ASMUS, Carmen Ildes Rodrigues Fróes et alli. Riscos ocupacionais na infância e na adolescência: uma revisão. Revista Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, vol. 72, n. 4, p. 203-208, 1996. Disponível em: http://www.jped.com.br/conteudo/96-72-04-203/port.pdf. Acesso em: 18 jan. 2012.
CAMPOS, Herculano Ricardo; FRANCISCHINI, Rosângela. Trabalho infantil produtivo e desenvolvimento humano. Revista Psicologia em Estudo, Maringá, vol. 8, n. 1, p. 119-129, jan./jun. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pe/v8n1/v8n1a15.pdf. Acesso em: 18 jan. 2012.
Número de participantes: 20

 

3.TEMA: OFICINA DE BONECAS ABAYOMIS

Ministrante: Profa. Dra. Cássia Virgínia Moreira de Alcântara

APRESENTAÇÃO:
As brincadeiras, assim como os artefatos produzidos no brincar, são gestados no berço das culturas infantis. E, reciprocamente, também gestam nossas construções subjetivas. Somos homo ludens, como afirma Johan Huizinga, e, segundo o professor e historiador, porque o brincar é tão importante para os humanos quanto o raciocinar e o trabalhar. O homem que brinca de Huizinga, não substitui o homo sapiens, que sabe, e raciocina, mas se coloca ao lado e um pouco abaixo deste, mais ou menos na mesma categoria que o homo faber, que trabalha.
A criança experiência uma forma de brincar dentro de um contexto cultural e esse banho de cultura lúdica acumulada, começando pelas primeiras brincadeiras desde bebê, até aquelas que se farão a partir da inclusão nos grupos de pares olhando os mais velhos fazem com que emerjam certos valores e modo de funcionamento humano.
Nesta oficina, partindo dessa concepção de brincar (ação através da qual nos constituímos como humanos), iremos resgatar a história das bonecas abayomis. Segundo Muller, as bonecas abayomis tornaram-se símbolo de resistência pois, sua história remete às crianças que viajavam com suas mães escravas a bordo dos navios que transportavam os negros da África para o Brasil. Feitas de tiras e nós, elas se tornaram amuletos de proteção pois eram uma forma das mães agradarem suas crianças arrancando das próprias vestes o material para proporcionar o brincar. Assim, ficaram conhecidas como Abayomis, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.

OBJETIVO: Através da oficina pretendemos oferecer um espaço de reflexão sobre os significados que transitam em torno do brincar e do conceito de homo ludens, discutindo as formas de significação que, culturalmente, ecoam hoje, em torno dos artefatos produzidos em larga escala.

REFERÊNCIAS
MULLER, Cláudia. BONECAS ABAYOMI: SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA, TRADIÇÃO E PODER FEMININO. Disponível em < http://www.afreaka.com.br/notas/bonecas-abayomi-simbolo-de-resistencia-tradicao-e-poder-feminino/>. Acesso em 05 set de 2017.
HUIZINGA, J. (1999). Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Perspectiva: São Paulo.
Número de participantes: 25

 

4. TEMA:. JOGOS E FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ministrante: Profa. Msc. Adriana de Melo Fontes
Local:
Laboratório de Informática (Sala 206)

OBJETIVO: apresentar jogos e ferramentas tecnológicas que utilizam a cultura lúdica infantil como ferramenta essencial no processo de ensino aprendizagem da educação das crianças.
Número de participantes: 25

 

5. TEMA:Turbinando o cérebro /

Motivação Cursos e Treinamentos Ltda-ME
MINISTRANTE (S):

Profª. Vera Lucia Martins de Mello
Profª Marcia Morais de Macedo

Objetivos: GERAL:Estimular as pessoas a experimentarem a emoção de pensar e agir de forma inovadora, desenvolvendo o potencial do cérebro e impulsionando uma forma incrível de viver. ESPECÍFICOS: Apresentar o curso de ginástica cerebral; Potencializar a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, atenção, memória, agilidade de raciocínio e coordenação motora; Desafiar o cérebro a sair da zona de conforto;
Número de participantes: 25

 

6. TEMA: OFICINA DE ÁUDIO DESCRIÇÃO: NOÇÕES BÁSICAS

Ministrante: Profa. Msc. Alda valéria Santos Melo

OBJETIVO: Proporcionar conhecimentos acerca da prática da áudio descrição e sua importância na Educação Inclusiva com pessoas com deficiência.
Número de participantes: 20

 

7. TEMA: A brincadeira na primeira infância

Ministrante: Profº Dra. Núbia Josânia Paz de Lira

Objetivo: Viabilizar uma discussão da infância a partir do lúdico.

 

DIA 27/10 (sexta-feira)

18h30: Apresentação Artística: Teatro de Rua
19h Apresentação de Pôsteres
20h às 21h30: Momento Cultural
Academia de Letras de Aracaju
Música: Cris Aragão (acadêmica do 6º Período do Curso de Pedagogia)
22h: Encerramento

 

PARCEIROS