filtrar por curso

notícias

  • Compartilhe

Pio Décimo assina termo de cooperação com a PMA para castração gratuita de anima

- 07 de Março de 2018

Nesta terça-feira, 06, foi assinado o termo de cooperação técnica entre a Faculdade Pio Décimo e a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para a realização do Castramóvel. A iniciativa visa manter o controle de zoonoses e controle populacional de animais.

O representante da Faculdade Pio Décimo, Sebastião Filho, falou sobre a importância dessa parceria.  “A gente só tem a agradecer! Nos colocamos à disposição para que o projeto siga no controle de zoonoses e, no que depender de nós, as portas do nosso Hospital Veterinário estarão abertas para atender a demanda do Castramóvel em prol da nossa cidade”, agradece.

Egressa da Faculdade, a médica veterinária Marina Sena, hoje Gerente do Centro de Controle de Zoonoses e responsável pelas cirurgias do Castramóvel, explica o funcionamento do serviço. “Nós temos dois estagiários da Pio Décimo. Vai ser muito positivo, porque essa ação vai ajudar o controle de zoonoses. Fazemos uma avaliação clínica antes da cirurgia, onde todos os hemogramas são feitos através do Hospital Veterinário Vicente Borelli e só depois, com a aprovação do exame, é que nós realizamos a cirurgia”, esclarece.

A programação do percurso do Castramóvel vai variar de acordo com a necessidade de cada local, segundo a SMS. Além do controle populacional de cães e gatos, a intenção também é de diminuir o abandono e evitar acidentes com animais nas ruas da capital.

Para a secretária da Saúde de Aracaju, Wanesca Barboza, esse é um desejo que se torna realidade. “Estamos percebendo que a população aceitou bem o Castramóvel. Vamos iniciar os procedimentos cirúrgicos a partir de hoje com cinco cirurgias por dia. O serviço é gratuito, é itinerário e o primeiro local de atuação é aqui no Santa Maria”, conta.

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, diz que deposita muita confiança nos profissionais à frente do serviço e aproveitou o momento da assinatura do convênio para agradecer a parceria com a Faculdade Pio Décimo. “Queria agradecer ao professor José Sebastião dos Santos e dizer que vocês, da Pio Décimo, têm um trabalho de muita importância na educação sergipana, são batalhadores e têm uma tradição muito grande na nossa cidade. Então, essa parceria vai ser muito valorosa para a Prefeitura de Aracaju. Sem ela, o castra móvel não teria viabilidade”, comenta


Por que escolher a

faculdade pio décimo?