filtrar por curso

imagem faculdade pio x

Graduação em Letras Port/Espanhol

APRESENTAÇÃO 

   O curso de Licenciatura em Letras – Português/Espanhol tem como objetivo maior a capacitação abalizada do profissional para atuar como docente nos ensinos fundamental e médio. Além deste aspecto, o docente, nesta linha, terá acesso ao mercado de trabalho, pois possuirá habilitação para ministrar os dois idiomas: o primeiro, a língua materna; o posterior, o segundo idioma mais falado no mundo, a ampliar as relações de comunicação no aspecto cultural e no mundo dos negócios, sem se esquecer, no tocante à formação, de contribuir com as percepções litero-culturais portuguesa, espanhola, brasileira e sergipana.

Modalidade: Licenciatura Turno: noturno Duração: 3,5 anos

 

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

 

  • Atuar em equipes multidisciplinares, destinadas a planejar, coordenar e executar projetos nas áreas de pesquisas ligadas ao estudo das línguas e das respectivas literaturas;
  • Atuar no magistério, de acordo com a legislação específica;
  • Propagar, por intermédio de cursos de aperfeiçoamento, a manutenção e conhecimento das línguas portuguesa e espanhola;

 

  • Auxiliar os meios de comunicação de massa (televisão, rádio, revistas eletrônicas, jornais impressos) no processo de tradução e auxílio ao melhor falar e escrever.

 

OBJETIVO GERAL

   Formar profissionais de ensino interculturalmente competentes em língua portuguesa e espanhola e suas respectivas literaturas, para a educação básica, articulando conhecimentos pedagógicos, linguísticos, literários e culturais, bem como preparar professores capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito; conscientes de sua inserção na sociedade e de sua relação como o outro.

REGULAMENTAÇÃO

  • AUTORIZAÇÃO: Portaria N. 658/MEC, de 8 de maio de 2009  
  • RECONHECIMENTO: Portaria N. 276/MEC, de 14 de Dezembro de 2012
  • CONCEITO DO CURSO: 4 

MERCADO DE TRABALHO

O Licenciado em Letras, diante das novas realidades no mundo competitivo, estará preparado para atividades múltiplas ligadas às áreas de comunicação e expressão. Com as transformações no mundo contemporâneo, o graduado poderá atuar além dos limítrofes da sala de aula, visando a uma perspectiva concreta de ascensão, nas áreas múltiplas, já que a fala, capacidade de expressão, significa poder e posicionamento no contexto.

APOIO PSICOPEDAGÓGICO

Os discentes da Faculdade Pio Décimo tem oportunidade de usufruir dos serviços oferecidos pelos profissionais da área psicopedagógico no Centro de Práticas em Psicologia. Os docentes são orientados para constante observação de seus alunos no que diz respeito, principalmente, ao comportamento psicopedagógico. Detectando problemas de qualquer nível, o aluno deverá ser encaminhado ao Serviço de Psicologia para que possa sanar suas dificuldades.
Nesse contexto a coordenação do Curso através da Professora de Psicologia da Educação e Aprendizagem em ação conjunta com o Colegiado do Curso desenvolve o Projeto intitulado Centro de Apoio Psicológico e Educacional aos Estudantes da Faculdade Pio Décimo (CAPE), que tem como objetivo auxiliar os alunos com dificuldades cognitivas e/ou emocionais com necessidade de apoio psicológico e educacional, frente ao desempenho acadêmico universitário.

Por que escolher a

faculdade pio décimo?