filtrar por curso

imagem faculdade pio x

Graduação em Letras Português e Espanhol

GELCH - Grupo de estudos de Língua e Cultura Hispânica

gelch.jpg

No processo de formação de futuros professores de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE), torna-se imprescindível o desenvolvimento de diferentes habilidades em uma perspectiva crítico-reflexiva com o intuito de que os graduandos sejam competentes e autônomos para atuarem na prática docente. Nesse sentido, o Grupo de Estudos de Língua e Cultura Hispânica (GELCH) pretende fomentar investigações voltadas para aspectos que corroboram na aprendizagem da língua espanhola no contexto acadêmico vislumbrando seu ensino na Educação Básica. A proposta é discutir tópicos referentes ao ensino-aprendizagem de E/LE em um viés que estimule, além do seu domínio e usos na comunicação, a criticidade dos seus usuários no contexto educacional atual, seja na Educação Básica ou Superior a partir de pressupostos concernentes à compreensão leitora, à prática escrita, à tradução e ao ensino.
Os objetivos delineados no presente projeto são:
· Fomentar investigações e produções voltadas para estudos linguísticos e culturais na formação de professores de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE).
· Ampliar o acesso e a integração de estudantes da graduação à cultura científica.
· Aprofundar aspectos associados ao Espanhol como Língua Estrangeira no que concerne à compreensão leitora, à prática escrita, à tradução e interpretação, e ao seu ensino-aprendizagem;
· Desenvolver propostas que favoreçam o ensino-aprendizagem da língua espanhola no Ensino Superior e Básico.

 

tabela07.jpg

 

 

 

 

GRUPO DE ESTUDOS EM LINGUAGEM, DISCURSO E FORMAÇÃO DOCENTE (GELD)

O docente que atua na Educação Básica tem um contato direto com as necessidades dos estudos de linguagem, principalmente os relacionados a sua formação docente.

 

tabela-04.jpg

 

 

 

 

NELL - NÚCLEO DE ESTUDOS LITERÁRIOS DO CURSO DE LETRAS

 

nell.jpg
O docente que atua na Educação Básica tem um contato direto com as necessidades culturais da atualidade. Em se tratando do Estado de Sergipe, tem-se observado o quanto a Literatura produzida sobre o Estado e por escritores do mesmo está distante de muitas salas de aula, bem como o que os Contos contemporâneos têm trazido à tona para reflexão dos leitores. O Núcleo de Estudos Literários do Curso de Letras (NELL) tem como foco realizar leitura, investigação, análise, elaboração de material didático para que os formandos possam levar o conhecimento sobre a nossa cultura em suas atividades profissionais.
 
Os objetivos traçados no presente projeto são:
Promover aos graduandos a realização de leitura, análise e produção de textos científicos a partir de um diálogo reflexivo sobre as questões mais norteadoras e pertinentes da representatividade literária do Estado de Sergipe, assim como os Contos Contemporâneos.
Analisar o contexto literário e histórico de alguns romances e contos;
Verificar os aspectos da estética literária sobre a representatividade a partir das obras selecionadas/encontradas;
Familiarizar os acadêmicos nos processos de leitura e escrita de textos científicos;
Desenvolver propostas de leitura favorecendo o ensino-aprendizagem da língua materna
 
tabela-05.jpg
tabela-06.jpg

 

Por que escolher a

faculdade pio décimo?