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Graduação em Letras Português e Espanhol

SINOPSE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL

 
    Considerando o texto da Lei 11.161/05, que torna obrigatório o ensino da língua espanhola nas escolas do ensino médio em todo o Brasil, verificou-se que, no caso de Sergipe, há uma lacuna no que tange a formação de professores de língua espanhola para suprir a demanda das redes públicas e privadas de todo o estado. Esta realidade altera-se muito pouco quando pensamos a região Nordeste.
    A habilitação em língua e literaturas de língua portuguesa também se faz necessária, pois percebe-se com clareza que o contingente de docentes que são possuidores dessa formação ainda é insuficiente para dar conta da crescente demanda por professores no ensino fundamental e médio, principalmente nas cidades interioranas de Sergipe, de onde provém parte significativa do corpo discente do curso de Letras Português – Espanhol da Faculdade Pio Décimo.
 

Objetivos Específicos:

 
    Fornecer ao licenciado repertórios linguístico, cultural, literário e metalinguístico necessários para o domínio do uso da língua portuguesa e da espanhola, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos;
    Incitar atitudes investigativas que favoreçam um processo contínuo de construção de conhecimento na área das Letras, bem como na utilização de novas tecnologias;
    Proporcionar uma postura reflexiva em relação ao ensino de língua portuguesa e de espanhol, apontando problemas, sugestões e propostas metodológicas;
    Habilitar profissionais para a docência integrada de língua portuguesa e língua espanhola e de suas literaturas, com as respectivas manifestações culturais nestes idiomas;
    Proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades que levam à formação de uma consciência critica e comprometida com o exercício pleno da cidadania e da convivência harmônica entre os povos;
    Preparar professores aptos a interpretar, divulgar, conservar e renovar as culturas produzidas pelos falantes dos idiomas português e espanhol em favor da recíproca compreensão e enriquecimento cultural.
 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOS EGRESSOS

   
    Analisar diferentes linguagens, em especial a verbal, nas modalidades oral e escrita; Compreender e analisar manifestações culturais e artísticas, especialmente as literárias em língua portuguesa e espanhola;
    Comunicar-se em língua portuguesa e em língua espanhola, interpretando e produzindo discursos em diferentes modalidades e em diferentes situações sociolinguísticas;
    Compreender e analisar a organização e o funcionamento dos vários componentes linguísticos, bem como sua estrutura e processos;
    Refletir sobre os processos de compreensão leitora; 
    Dominar o uso da língua portuguesa e da língua espanhola, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos;
    Ler e produzir textos em português e espanhol adequados a diferentes situações discursivas; Analisar criticamente os conteúdos referentes a estudos linguísticos e literários e à formação profissional;
    Abordar criticamente as perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias;
    Refletir de forma analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico; 
    Dominar as teorias de aquisição de línguas;
    Perceber diferentes contextos interculturais;
    Utilizar recursos da informática, bem como das tecnologias da informação e da comunicação;
    Dominar os conteúdos básicos que são objetos dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio;
    Dominar metodologias de ensino de línguas e literaturas, métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para a educação básica.
 

APOIO PSICOPEDAGÓGICO

    Os discentes da Faculdade Pio Décimo tem oportunidade de usufruir dos serviços oferecidos pelos profissionais da área psicopedagógico no Centro de Práticas em Psicologia. Os docentes são orientados para constante observação de seus alunos no que diz respeito, principalmente, ao comportamento psicopedagógico. Detectando problemas de qualquer nível, o aluno deverá ser encaminhado ao Serviço de Psicologia para que possa sanar suas dificuldades.
    Nesse contexto a coordenação do Curso através da Professora de Psicologia da Educação e Aprendizagem em ação conjunta com o Colegiado do Curso desenvolve o Projeto intitulado Centro de Apoio Psicológico e Educacional aos Estudantes da Faculdade Pio Décimo (CAPE), que tem como objetivo auxiliar os alunos com dificuldades cognitivas e/ou emocionais com necessidade de apoio psicológico e educacional, frente ao desempenho acadêmico universitário.
 

AVALIAÇÃO

    No âmbito do curso, o sistema de avaliação da aprendizagem é entendido como um processo de pesquisa, de investigação, de permanente indagação, diagnóstico constante que encaminha e orienta o planejamento, a organização e o processo produtivo de construtibilidade do conhecimento de forma dinâmica e participativa. Para tanto, empregam-se múltiplos instrumentos elaborados por professores e educandos.
    Vale ressaltar que são conferidas notas à elaboração de trabalhos, à apresentação de seminários, à elaboração de projetos e à apresentação das próprias técnicas correspondentes.
    O Projeto Pedagógico permite a conscientização de que a avaliação deve ser elaborada para verificar se o aluno efetivamente demonstrou as competências, habilidades e atitudes que definem o perfil estabelecido. Considerando a necessidade de um melhor acompanhamento do processo ensino-aprendizagem, a Coordenadoria de Curso exige de seus docentes que seja adotada, de forma sistemática, a apresentação dos Planos de Ensino das Disciplinas no início do período letivo, além do acompanhamento da execução do programa do curso apresentado.

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